Sempre fui muito curiosa quanto ao tema da Ditadura Militar no Brasil. Passo longo tempo em frente ao computador, pesquisando, procurando e lendo longos relatórios, testemunhos e história. Não sei explicar qual é a conexão que existe entre mim e os "anos dourados", mas sei que cada vez que leio e releio assuntos pertinentes a este tema, me conecto dentro daquele tempo e sinto cada palavra escrita, cada palavra que ouço nas entrevistas, seja com os militares, seja com os "sobreviventes" daquele mundo que nós jovens de hoje não fizemos parte, uma época desconhecida que só através do interesse pela história do nosso país, é que vamos conhecer e tentar entender o motivo de tantas atrocidades feitas contra quase uma parte inteira da nação, disposta apenas a lutar pela liberdade constitucional do todo; só com o interesse é que vamos tentar entender o motivo de tantas valas que escondem a história de pessoas que gritavam por um país justo, onde todos deveriam ter o direito a liberdade de expressão, e principalmente o direito de escolher seus governantes, sem que todas as decisões fossem colocadas de uma forma impositiva" ao custe o que custar", só estando disposto a ler e pesquisar é que vamos procurar o motivo do cala boca geral, porque quem manda aqui sou eu!
Pra quem não acha interessante saber e conhecer um pouco da nossa história, tudo bem também, mas pra quem gosta, a internet é um prato cheio de matérias interessantes...busque. Porque é através do conhecimento que nos tornaremos menos ignorantes e menos alheios ao que se passa dentro do nosso próprio país, não falo isso porque acho só que devemos brigar ou lutar pelos interesses da coletividade, falo isso porque estamos acomodados demais, porque nos anulamos e nos isolamos da realidade muitas vezes sem nem perceber. Não custa dar uma lida no enorme Art.5º da Constituição do Brasil e seus incisos, procure ver as garantias e os direitos fundamentais dos brasileiros, basta passar por pelo menos 5 incisos para ver o quanto acomodados nos tornamos ao longo dos anos, e pense...Depois de tudo que aconteceu durante 25 anos, de pessoas lutando por esta constituição, por nossas garantias fundamentais, depois de inúmeras famílias terem sido desfeitas por conta desta luta, seria justo abandonar a constituição e deixar que somente os advogados, juízes, promotores e ministros a utilizem?
Somos livres graças a pressão popular, temos a liberdade de fazermos o que quisermos, por conta da repressão que muitos estudantes e jovens do nosso país sofreram, perderam a vida pedindo apenas um país livre, já pensou se até hoje tivéssemos vivendo uma ditadura militar rigorosa como foi vivida naquela época? Onde não se podia ler jornal sentando no banco do ônibus, porque poderia ser considerado subversivo? Que palavra indecente é essa? Ou ser levado para um lugar cheio de gente agonizando e apanhando muitas vezes sem nem saber porque. Inúmeras vezes apanhavam os tais "subversivos" e levavam junto qualquer um que o estivesse acompanhando. Você conseguiria imaginar, tendo que falar em códigos e vivendo sempre com medo que alguém o confundisse com um revolucionário de um movimento que pudesse existir, mesmo não sendo contra seus ideais, somente por temer o mal para um ente querido de sua família? Onde se falava de lado e olhava pro chão (como escreveu Chico Buarque, na música Apesar de você).
Odeio violência, acredito que nada se resolva através dela, por isso valorizo todos os dias a liberdade de poder me expressar da forma que desejo.
Me sinto grata pela força que o povo ainda pode exercer dentro da nossa história.
Se interessar não é chato e falar tudo isso não é sinal de rebeldia, é pensar consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário