"Bem Vindos"
Café e Poesia?
Mistura preferida. Amo um café bem forte e quentinho. Quanto a poesia...Não se trata apenas de poesia em si, mas sim de textos, livros, histórias, contos, trechos, músicas, imagens e frases, que em um determinado momento fez ou ainda faz sentido. O que eu gosto está presente nesta página, que serve única e exclusivamente como armazenamento e arquivo pessoal.
Sinto Clarice Lispector, assim como tantas outras escritoras e escritores que conheci e passei a apreciar ao longo do tempo.
Neste Blog ficará arquivado tudo com que me identifico.
Ler faz bem, preenche espaços, além de nos deixar mais inteligentes!!!
"As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem."
Chico Buarque.
Mistura preferida. Amo um café bem forte e quentinho. Quanto a poesia...Não se trata apenas de poesia em si, mas sim de textos, livros, histórias, contos, trechos, músicas, imagens e frases, que em um determinado momento fez ou ainda faz sentido. O que eu gosto está presente nesta página, que serve única e exclusivamente como armazenamento e arquivo pessoal.
Sinto Clarice Lispector, assim como tantas outras escritoras e escritores que conheci e passei a apreciar ao longo do tempo.
Neste Blog ficará arquivado tudo com que me identifico.
Ler faz bem, preenche espaços, além de nos deixar mais inteligentes!!!
"As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem."
Chico Buarque.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Aprendo o quanto amadurecer pode nos proporcionar um enriquecimento de vida. Vida, assim, dividida, sempre nova, fértil, plena, encantadora, mas na qual não podemos apagar as cicatrizes da alma. As marcas das experiências ficam, nos constroem.
Antes eu julgava que o coração criava crostas e íamos nos tornando mais resistentes às emoções: mortes não nos causavam tanto assombro, decepções não nos levavam ao chão, as perplexidades diminuíam e a aventura de estar vivo parecia cada vez menos excitante.
É claro que amadurecer nos torna fortes e isto não tem nada com a quantidade de anos vividos. Amadurecer tem muitas faces. Amadurecemos muito com os sofrimentos, as perdas, a distância, a saudade, os diversos “pra sempre” e “nunca mais”, mas amadurecemos também com experiências únicas de encontros na vida.
Amadurecer não significa perder o encanto pelas coisas que vivenciamos, antes saboreá-los com menos pressa e mais ternura. Amadurecer não significa perder a vibração e a magia perante o novo, mas vibrarmos numa outra faixa, com mais responsabilidade pelos nossos sentimentos e pelos alheios.
Amadurecer é a incrível descoberta de um eu profundo e paradoxalmente jovem, novo, sedento de releituras. Isso porque o nosso olhar muda. Passamos a ver a vida sob uma ótica mais amena, menos rigorosa, mais terna e mais valorizadora dos pequenos encantos do cotidiano, antes quase imperceptíveis.
O amadurecimento pode nos vestir sob diferentes aspectos: filhos, lutos, rompimentos, crises e descobertas. Toda gama de relações e fatos que nos circundam acenam para essa evolução do eu que assim, se descobre, se desnuda, transmuta e cresce. Mas este crescer não tem sentido se é um crescer solitário e silente. Amadurecer/Crescer significa também ramificar e se abrir, expor ao mundo, ao vizinho, ao amigo, ao colega de trabalho a riqueza de nossas experiências. Isso é saber amadurecer junto, trocando, cedendo, doando parte de sua alma ao mundo, que como cada um de nós também amadurece. Mas o mundo é outra história e a história é cíclica... Porém, jamais igual.
Amadurecer não é virar Mamãe e Papai, Vovô e Vovó... Não é repetir atos, padrões, certezas e regras. Amadurecer é se descobrir: limites e potencialidades. É querer continuar bebendo no pote da vida, mas perder (ganhar) um pouco mais de tempo apreciando o sabor. Amadurecer é estar aberto sempre, é ter menos “pé atrás”, é aprender a depositar confiança nas pessoas, pois estas são seres humanos e não ciladas. É ir ao encontro do outro menos desarmado já que a vida urge e não viemos ao mundo apenas para guerrear, precisamos também de doçura e de paz.
Amadurecer significa ver encanto nas coisas mais ínfimas, mas que mais nos tocam a alma e nos transformam como seres humanos. Amadurecer é não só aprender com os erros a não repeti-los, mas, sobretudo perceber que errar é inerente à natureza humana e, assim, devemos ser mais flexíveis com os que erram conosco.
Amadurecer é muito mais que esta maravilhosa descoberta do “eu”... Amadurecer é a deliciosa descoberta do “outro”... E como um dia afirmou Drummond: “Aprendi novas formas de amar e tornei outras mais belas”.
Talvez amadurecer seja exatamente a afirmação da necessidade de descobrirmos, inventarmos, pela nossa sobrevivência, novas formas de Amar. Alyne Costa
AMADURECIMENTO
Aprenda a gostar de você.
A cuidar de você e principalmente a gostar
de quem também gosta de você...
A idade vai chegando e com o passar do tempo
nossas prioridades na vida vão mudando...
A vida profissional, a monografia de final
de curso, as contas a pagar.
Mas uma coisa parece estar sempre presente...
A busca pela felicidade com o amor da sua vida.
Desde pequenos ficamos perguntando:
"Quando será que vai chegar?"
E a cada nova paquera, vez ou outra, nos
pegamos na dúvida:"Será que é ele?"
Como dizia meu pai:"Nessa idade tudo é
definitivo", pelo menos a gente achava que era.
Cada namorado novo era o novo homem da sua vida.
Faziam planos, escolhiam os nomes dos filhos,
o lugar da lua-de-mel e, de repente... plaft!
Como num passe de mágica, ele desaparecia
fazendo criar mais expectativas a respeito
"do próximo".
Você percebe que cair na guerra, quando
se termina um namoro, é muito natural,
mas que já não dura mais de três meses.
Agora você procura melhor e começa
a ser mais seletiva.
Procura um cara formado, trabalhador,
bem resolvido, inteligente, com aquele papo
que a deixa sentada no bar o resto da noite.
Você procura por alguém que cuide
de você quando está doente.
Que não reclame em trocar aquele churrasco
dos amigos pelo aniversário da sua avó.
Que jogue "imagem e ação"e se divirta como
uma criança, que sorria de felicidade quando
te olha, mesmo quando está de short,
camiseta e chinelo.
A liberdade, ficar sem compromisso, sair
sem dar satisfação já não tem o mesmo
valor que tinha antes.
A gente inventa um monte de desculpas
esfarrapadas, mas continuamos com
a procura incessante por uma pessoa
que seja realmente legal.
Enquanto tivermos maquiagem e perfume,
vamos à luta...
E haja dinheiro para manter a presença
em todos os eventos da cidade:
churrasco, festinhas, boites na quinta-feira.
Mas o melhor dessa parte é se divertir
com os amigos.
Rir até doer a barriga.
Fazer aqueles passinhos bregas
de antigamente, curtir o som.
Olhar o teto, cantar bem alto
aquela música que você adora.
Com o tempo, você vai percebendo que
para ser feliz com uma outra pessoa você
precisa em primeiro lugar:
não precisar dela.
Percebe também que aquele cara que você ama
ou acha que ama, e que não quer nada com você,
definitivamente não é o homem da sua vida.
Você aprende a gostar de você.
A cuidar de você.
E principalmente a gostar de quem também
gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas...
É cuidar do jardim para que elas venham
até você.
No final das contas, você vai achar,
não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você
quarta-feira, 23 de março de 2011
Romance
ROMANCE
(Chico Buarque)
Te seqüestrei
Vou te reter pra sempre
Na minha idéia
No teu lugar, talvez
Fique alguma tonta, uma dublê
Uma mulher alheia
Na minha idéia
Vives plenamente
És a pessoa
Com todas as canções
Os momentos bons e as horas más
Que a memória coa
Nas horas à toa
Às vezes ando a cismar
Serei eu mesmo
Este cantor confuso
Que te rodeia
Ou estarei feliz
Sendo eternamente o que já fui
Dentro da tua idéia
Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa... - Mário Quintana
"Porque se olhares em mim verás... não sou tão má quanto pensas; apenas não sou tão corajosa como imaginas .. pareço forte, mas no fundo sou fraca, porém sou bela ao seus olhos, às vezes chata, mas no meu íntimo há sentimentos diversos... pareço metida porém se olhares em meu semblante com seu coração verás apenas humildade ... posso até parecer solitária .. é que realmente tenho poucos amigos pense...depois me julgue, lembre-se que se me julga pela aparência ..sou apenas o reflexo de sua ignôrancia!" Desconhecido.
Assinar:
Postagens (Atom)